Nestes 40 anos há muitos locais que marcaram o percurso. Espero outros tantos nos próximos 40, seria muito bom sinal!
Mas aproveitando este número tão redondo e marcante, partilho os 40 locais que deixaram (Alguns ainda deixam) uma marca na memória, nas emoções. Todos eles são peças que contribuíram para um puzzle de felicidade!
1 - Moselos
Onde nasci, vivi até aos 9 anos e mantive sempre ligação para fins de semana bem passados em família. Ainda hoje é lá que o ar é mais puro.
2 - Viseu
A cidade de eleição, calma, verde, fresca, a cidade perfeita! :)
3 - Figueiredo de Alva (S. Pedro do Sul)
Uma aldeia em São Pedro do Sul onde comecei o ensino Primário e onde acompanhava a minha mãe , professora de Telescola (diferente de aulas Online! ) :)
4 - Quiaios (Figueira da Foz)
8 anos seguidos ! Foram 8 anos, 15 dias em cada um. Muitos dias, muitas noites, muitas pessoas que vi crescer , que me viram crescer ano após ano e que partilhavam aventuras e espírito de equipa, junto à Praia de Quiaios.
5 - Porto
A música do Rui Veloso que "vem e atravessa o Rio", arrepia quem ama o Porto. É o meu caso. Uma cidade que tem tudo. Um felizardo por estar tão perto e ter tão boas memórias da cidade Invicta!
6 - Valbom
Dos 9 aos 27 anos, a minha morada. Escola do 5º ao 12º ano, escola de música, primeira banda, primeiros amigos que ainda hoje duram, vizinhos da minha idade que ajudaram a uma juventude feliz.
7 - York
A minha primeira viagem de avião levoume do Porto até Londres, em 1993. E logo de seguida, de autocarro até York. A primeira cidade em que estive uns dias fora de Portugal, numa visita de estudo da Escola Secundária. Vivi em casa de um casal de York e ainda hoje me recordo dos jantares às 18h, de comer feijão e ovos ao pequeno almoço e de ver os primeiros programas em caniais Ingleses. A Tv por Cabo ainda era uma miragem.
8 - Londres
A primeira grande metrópole que visitei. Big Ben, Ponte sobre o Thames, andar de Metro uns bons km debaixo da terra, ver o render da guarda no Palácio de Buckingham, tudo novidades que guardo até hoje.
9 - Maia
Dos 27 anos até hoje.. a cidade onde vivo, já que as mulheres ganham sempre e tive que me tornar votante maiato :) Mas é uma boa escolha, de facto, e onde espero ver os meus filhos crescerem felizes.
10 - Lisboa
Uma cidade imponente onde ja fiz férias, já estive praticamente a viver num hotel durante alguns meses e até onde fui operado a uma apendicite! Também marca pela primeira visita de estudo com duração de alguns dias, com colegas da Escola Secundária.
11 - Sevilha
Pela visita à espetacular Expo'92 , tendo ido numa longa viagem de carro com a família.
12 - Benidorm
As primeiras férias fora de Portugal feitas com os meus pais e irmã. O sítio da moda nos anos 90. Pelo menos não posso dizer que nao experimentei mas nao me recordo de muito!
13 - Algarve
Férias com os pais, com os avós, com a namorada, com a mulher, com os filhos, com amigos. O Algarve já teve de tudo nestes meus 40 anos!
14 - Sintra
Uma das cidades mais históricas , com visitas e exploração da Serra de Sintra e o Palácio da Pena.
15 - Havai
Em 2014 a NOS apareceu. Para isso, desapareceu o nome Optimus. Para isso contribuí com uma quota parte. Para isso, valeu a minha imaginação fértil. E com isso, 1 semana no Havai. Top!
16 - Roskilde (Dinamarca)
A cidade onde tive um curso de 3 meses com uma turma de várias nacionalidades, da Eslovénia, da Irlanda, de Itália e da Dinamarca. Foi a primeira vez (E ultima para já) que estive tanto tempo fora do país. Métodos de ensino e de estudo diferentes, fizeram-me crescer mesmo que em apenas 3 meses.
17 - Copenhaga
Em 2004, durante 3 meses vivi nesta capital. Uma das cidades mais bonitas em que já estive. Tudo organizado, as centenas de bicicletas como meio de transporte preferido, tudo soava a segurança a qualquer hora da rua, monumentos lindíssimos. Momentos com novos amigos que ficaram para sempre!
18 - Gelsenkirchen (Estádio)
Em 2004, aproveitando estar a viver na Dinamarca, não podia perder a final da Liga dos Campeões entre o FC Porto e o Mónaco. E vi ao vivo o Jorge Costa e o Baía a levantar a taça. Que felicidade.. quem sabe única nesta vida!
19 - Wuppertal
Também em 2004, a 1ª cidade alemã em que estive, foi a primeira vez que convivi com a cultura alemã e vi o que era beber cerveja a sério. Qual latinha ou mini! Eram copos intermináveis, pareciam a Torre dos Clérigos.
20 - Cuba
Em 2003 - Viagem de Finalistas da Faculdade. O destino: Cuba. O 1º contacto com as Caraíbas, acho que foi a única sopa com que contactei durante 1 semana. Aquele mar, aqueles mergulhos à meia noite.. muito bom.
21 - México
Em 2008, o destino da Lua-de-Mel. Não podia ter sido melhor! Comida, cultura, praias, ilhas paradisíacas, História. O México tem isso tudo.
22 - Oviedo e Fuente Dé
Uma cidade típica das Astúrias , em Espanha. Muito bem organizada, com uma traça tradicional mas com muita vida e que serviu para vários de relaxamento e ainda para conhecer os Picos da Europa. Subir no elevador de Fuente Dé foi uma experiência difícil porque um teleférico a subir a pico nao é agradável. :)
23 - Aveiro
Durante 1 ano e meio foi o meu local de trabalho. Todos os dias a fazer Maia-Aveiro, para tentar construir algo de sucesso naquela cidade e região. Nao durou muito mas, foi uma experiência difícil mas aprendi muito. Obrigado à equipa que tive e as pessoas que me abriram horizontes e deram mais ferramentas para o futuro. E a cidade Veneza de Portugal também deixa um bom ar nos pulmões :)
24 - Estádio do Fontelo - Viseu
Para quem gosta tanto do Académico de Viseu como eu, o Estádio do Fontelo é uma espécie de lar :) Sempre que se entra naquelas bancadas bate forte o coração, é um orgulho ver aquela equipa a representar a força da cidade. Uma felicidade enorme ter conhecido nos últimos anos muito por dentro o clube e jogadores que faziam parte da minha juventude , apenas nos jornais. Académico sempre!
25 - FEP
Foram 5 anos, ou talvez mais (na verdade foram 6). Uma experiência totalmente nova na minha vida, uma passagem que me deu um pouco de tudo. Conhecimento, interação social, vontade de fazer coisas, as Associações de Estudantes, os convívios.. uma grande escola sem dúvida. Em vários aspetos.
26 - Estádio das Antas
Não é preciso descrever muito.. É um Estádio mítico para quem teve a sua adolescência a passar por aquele estádio. Noites como a do Porto 4-1 Lazio ou tardes a ver festas de campeão, aquele ambiente era muito muito bom. Com saudade que todos recordam os momentos (maioritariamente alegrias) lá vividos.
27 - Estádio do Dragão
Mais uma vez não é preciso grandes palavras. Noites como em 2010, Porto 5-0 Benfica, ou como a celebração do golo do Kelvin aos 92 minutos ficam sempre gravadas. Foi também lá que fiz a minha 1ª experiência como comentador para a GoloFM em 2020, no jogo entre os meus 2 clubes: FC Porto - Académico de Viseu. Memorável.
28 - Roma
Uma das grandes capitais visitadas num só dia mas que deu para perceber a enormidade do que foi a génese do Império Romano e o que nos deixou. Grandes obras e monumentos...e pizzas de comer e chorar por mais :)
29 - Mónaco
Num cruzeiro do Mediterrâneo, uma das paragens obrigatórias era o Mónaco. Pisar a pista mítica de Fórmula 1, aquele túnel, aquela baía.. e até a experiência de ter tido uma gaivota a agredir-me para me tirar uma fatia de pizza que levou no bico. Tudo ficou bem gravado na memória :)
30 - Casa dos Avós Maternos
31 - Guimarães
32 - Casa de Saúde da Boavista
33 - Centro Cultural de Valbom
34 - Lloret del Mar
35 - Barcelona
36 - Camp Nou (Estádio Barcelona)
37 - Castelo Paiva
38 - Estádio do Restelo
39 - Praga
40 - Zambujeira do Mar (Festival)
Sem comentários:
Enviar um comentário